quinta-feira, agosto 02, 2007

Apresentação de Trabalhos

A apresentação de trabalhos de pesquisas, requisitadas pela maioria dos professores, é um recurso didático indispensável.

As pesquisas podem ser elaboradas das mais variadas formas, assim como as suas apresentações.


O objetivo aqui é instruir, de uma forma bem genérica, aos alunos sobre a forma escrita.


Onde Pesquisar?
O assunto a ser pesquisado pode ser encontrado em livros ou pela internet.


Os livros podem ser obtidos na biblioteca de sua escola, municipal ou estadual, ou ainda em grandes instituições como a Biblioteca Nacional.


As páginas da internet podem ser acessadas através de sites de busca, como: OlheAqui, Google, UOL, MSN, Yahoo, Cadê, etc.


IPC: Importante prá caramba, é você não esquecer de anotar os seguintes dados:


Se a pesquisa for realizada em livros, revistas, jornais, tablóides, enciclopédias, etc. Anote o nome do livro, autores, editora, ano de edição, página, data em que foi publicado. Se uma pessoa na Tailândia ler o seu trabalho e quiser se aprofundar mais no assunto ou gostou do trecho escrito, ela certamente saberá de onde você retirou e irá procurar e encontrar certinho a sua fonte.


Se você está pesquisando por algum portal de busca, terá uma infinidade de escolhas. Depois que você escolher a página que mais se adequa a sua pesquisa, certamente terá que copiar o endereço que visitou e o dia. As vezes, por um motivo qualquer a página é retirada, e sua pesquisa fica sem credibilidade.


Para copiar o endereço é só selecionar na barra de endereços e clicar com o lado direito do mouse, abrirá uma barra de opções, click em copiar. Depois é só clicar novamente com o botão direito do mouse e clicar em colar no lugar desejado.


Como Escrever a minha Pesquisa?
Alguns alunos acham que pesquisar o assunto é fazer uma cópia do livro ou da página consultada, isto é um erro, o assunto deve ser resumido. O professor ao requisitar um trabalho de pesquisa está didáticamente usando vários recursos. Promove o pensar e o repensar através da curiosidade, aumenta e expande o conhecimento, a educação e a cultura através da leitura, estimula o raciocínio através da síntese dos textos e a concordância ou discordância do assunto abordado pelos autores.


Aqui vale lembrar que os conteúdos foram divididos em disciplinas, como forma didática de aprendizado. Nenhuma disciplina é exata, todas se aprimoram com a evolução do homem. Por isso temos as reformas ortográficas, as novas técnicas e descobrimentos, as medidas provisórias de leis, etc. A verdade de hoje pode ser inexata amanhã. Haja visto, que vários homens no passado foram assassinados de alguma forma por que acreditavam que o Mundo era redondo, hoje vira uma piada.


Como organizar a apresentação do meu trabalho?
Existem diversas maneiras de se elaborar uma apresentação, desde um simples artigo num tablóide até um capítulo de um livro. No Brasil criou-se regras para escrever um trabalho através da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Em linhas gerais para uma simples apresentação de uma pesquisa escolar e você impressionar o seu professor, pode-se elaborar da seguinte maneira:



























1- Capa: No topo do papel coloca-se o nome da instiuição em que estuda, em baixo a disciplina. No meio o título do trabalho. Em baixo coloca-se a turma, o nome do(s) alunos(s), número. E lá no finalzinho a data.


2- Introdução: Aqui o aluno pode contar um pouco da história do tema, como surgiu, quando, com que finalidade, etc.



3- Desenvolvimento: é o trabalho resumido dos textos que o aluno consultou.



4- Conclusão: O aluno ou grupo pode apresentar uma conclusão do trabalho, abrir uma discussão sobre o assunto concordando, discordando e até sugerindo algo que possa contribuir para o avanço do progresso em qualquer área.



5- Bibliografia: aqui o aluno vai colocar todas as fontes de consulta da sua pesquisa.

De que maneira eu escrevo a bibliografia?
O último sobrenome do autor vem primeiro, depois o restante do nome. Coloca-se o nome dos autores separados por ponto e vírgula.
Por exemplo:
Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto são os nomes dos autores, e você escreve da seguinte forma:


Peruzzo, Francisco Miragaia; Canto, Eduardo Leite do,<- no último nome coloca-se vírgula.


Logo após os nomes dos autores vem o nome do livro e vírgula e adiciona-se a editora, o volume, página e o ano de publicação, nesta ordem respectivamente.


Desta forma, sua fonte de pesquisa fica assim escrita:


Peruzzo, Francisco Miragaia; Canto, Eduardo leite do, Química na abordagem do cotidiano, editora Moderna, 2, 102-105, 2007.



Se a fonte de sua consulta for através de páginas da internet, a bibliografia fica parecida com a do livro, primeiro o nome dos autores, o nome da página visitada e no final escreve-se o endereço e quando foi acessado.
Por exemplo:


nome dos autores, nome do artigo. (<- aqui leva ponto)
Disponível em: www. see.governo.com.br. Acessado em 02/09/2005


O Cúmulo da Preguiça!
É uma constante universal. Entra ano e sai ano a reclamação entre os professores é a mesma. Peço aos alunos para fazer pesquisa, e eles me vem com trabalhos impressos de qualquer maneira pela internet, em que nem se dão o trabalho de ler sobre o assunto.

Queridos alunos......
Se vocês se derem pelo menos ao trabalho de fazer uma formatação no trabalho, eu tenho certeza de que impressionaram os seus professores, melhorarão a apresentação e não perderam mais aqueles pontos cruciais para aumentar a nota.

O que é formatação?
Formatação é a forma com que você escreve o seu trabalho no computador ou em escrita cursiva na folha de papel almaço.

Como fazer no computador?
1. abrir um documento no word, power point, publish, open office writer, etc. O documento deve estar em branco.
2. selecionar o texto na página que você está pesquisando, o botão direito do mouse click em cima e peça para copiar na barra de menu que se abre.
3. no documento em branco que está aberto, click em editar ou com o botão direito do mouse e peça para colar.
4. se seu computador possui o sistema operacional Linux, no endereço à baixo, você encontra passo a passo como editar e formatar o seu texto no open office writer. Os passos seguintes serão descritos no word.
http://labdid.if.usp.br/~laboratorio/labdid/pdf/openoffice/OpenTexto.pdf

5. no documento do word click em arquivo e escolha a opção configurar página. Acerte as margens na medida que ache melhor, aumentando ou diminuindo. Em seguida configure o tipo de papel que está usando. A maioria dos documentos são editados em letter, mas a maioria das pessoas compram papel A4.
6. vá em editar e selecione todo o texto.
7. na barra de ferramentas click na opção de texto normal sem web. Em seguida escolha o tipo de letra (arial, times, etc.) e no tamanho da letra (10, 12,...)
8. alinhe o texto clicando em justificado, geralmente o texto vem todo pelo lado direito.
9. acerte o espaçamento entre linhas (1.0; 1.5; ...). Quando se quer economizar espaço usa-se 1.0, mas para textos bem elaborados utiliza-se 1.5 entre as linhas.
10. coloque os títulos e subtitítulos em negrito e o texto no modo normal. Use a sua imaginação e mude a cor do texto, coloque efeitos.
11. Os efeitos são obtidos na barra de menus, click em formatar, opte por fonte lá encontrará uma aba que diz efeitos de textos.
12. salve o seu trabalho. Vá na barra de menus e click em arquivo, opção salvar como. Abrirá uma caixa para que você possa escolher onde irá guardar o seu trabalho. Em meus documentos, crie uma pasta com seu nome, assim será fácil localizar o trabalho.
13. ainda no arquivo você pode optar para imprimir, configure a impressora para papel A4 e modo econômico, assim gasta-se pouca tinta, impressão perfeita e um trabalho bonito.
14. Tente, crie, invente........SEJA DIFERENTE.

3 comentários:

Isabela disse...

Nossa ! muiito bom , tava procurando uma coiisa maiis no acheii :( , apresentaçãO de uma pesquisa,
beiijOs

Anônimo disse...

Achei muito bom !!

Anônimo disse...

Achei muito bom !!