Experimentos com metais alcalinos
O ESPÍRITO INVESTIGATIVO DEVE SER UMA CONSTANTE NUMA ALMA QUE SE RECONHECE COMO PARTE DO TODO
segunda-feira, novembro 05, 2007
domingo, outubro 07, 2007
Ligação Covalente
A ligação covalente é feita através do compartilhamento de elétrons entre dois átomos.
Ligação Iônica
A ligação iônica ocorre com a transferência de elétron(s), entre átomos. A aproximação entre os átomos forma uma molécula.
domingo, setembro 09, 2007
CINÉTICA
Para que um areação química ocorra se faz necessário que haja afinidade entre os átomos e as moléculas, e o contato entre os participantes, choque ou colisões.
Fatores que influenciam na velocidade de uma reação
2. Eletricidade: assim como a temperatura expressa a quantidade de energia sob a forma de calor, a eletricidade, como forma de energia também influi na velocidade das reações químicas.
2 H2 (g) + O2 (g) → faíca elétrica → 2H2O (g)
As reações que sofrem influência da luz são chamadas de Reações Fotoquímicas.
3.2. Fotoionizações: são reações que produzem életrons e íons instáveis (vida muito curta). Os elétrons formam uma camada ionizada na Camada de Ozônio que refletem as ondas curtas de rádio.
Formação dos íons instáveis
O2 → luz → O2+ + e- ΔH = 1205 KJ/mol
N2+ + 2O3 → 2NO2 + 2O2
NO2 + O3 → NO + 2O2
Ag++ Cu+ ←sem luz← Ag° + Cu+2
3.4. Bioluminescentes: estas reações produzem uma luz fria, que liberam pouco ou nenhum calor e ocorrem em organismos vivos e peixes abissais que vivem nas profundezas oceânicas.Porque o bumbum do vagalume acende no escuro?
3.5. Quimioluminiscência: o luminol é uma substância utilizada para detectar vestígios químicos ou de sangue, em qualquer objeto. A reação se baseia no fenômeno da emissão de luz por meio de uma reação química. O professor Claúdio Lopes do Instituto de Química da UFRJ foi quem desenvolveu o luminol brasileiro.
4. Superfície de contato: quanto maior a região de contato entre átomos e moléculas, maior será a velocidade de reação.
6. Pressão: um aumento da pressão, em determinado sistema, há uma diminuição da distância entre as moléculas no estado gasoso, e consequentemente, aumenta o número de colisões, e a velocidade aumenta. Quando diminuimos o volume e mantemos a mesma quantidade de matéria, aumentamos também a concentrãção.
7. Catalisadores e Inibidores: os inibidores são substãncias utilisadas para diminuir a velocidade de reação de determinados produtos, como por exemplo, os conservantes da industria alimentícia.
CH3CHO (g) → CH4 (g) + CO (g) v1
CH3CHO (g) + I2 (g) → CH4 (g) + CO (g) + I2 (g) v2
A velocidade v1 é menor que a velocidade v2
Catálise Heterogênea
HCOOH (l) → H2O (l) + CO (g) v1
HCOOH (l) +ZnO (s) → H2O (l) + CO (g) + ZnO (s) v2
A velocidade v2 é maior uqe a velocidade v1
Onde:
v = velocidade
A velocidade de uma reação é proporcional às concentrações molares dos reagentes, elevadas a expoentes que são determinados experimentalmente, e independe dos produtos.
A constante K não depende da concentração dos reagentes, mas dos fatores que influenciam nas velocidades das reações, como: calor, luz, temperatura e pressão.
Mecanismo de Reação
1ª ETAPA) 2NO2 (g) → NO3 (g) + NO (g) etapa lenta
2ª ETAPA) NO3 (g) + CO (g) → NO2 (g) + CO2 (g) etapa rápida
Reação global
NO2 (g) + CO (g) → NO (g) + CO2 (g)
A soma das duas etapas nos leva a equação final ou global.O mecanismo de uma reação é a soma de todas as etapas pelas quais passa uma reação global.
Verifica-se experimentalmente que a etapa determinante para que uma reação química ocorra é a etapa lenta. Assim, na reação acima, a etpa mais importante é a primeira.
2NO2 (g) → NO3 (g) + NO (g)
E sua velocidade de reação é:
V = K[NO2]2
Para saber mais sobre Cinética
Sardella, Antônio. Química, editora Ática, pag. 194-213, 2004
sexta-feira, agosto 17, 2007
CARBÓPOLIS
> satisfazer as intenções do professor e as características dos estudantes;
> possibilitar vários estilos e tipos de aprendizagem; e
> aproveitar as qualidades educativas que oferece o computador - em particular, a interatividade e o controle do usuário sobre o que se aprende e como se aprende.
Siga o link abaixo:
http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbop.htm
escolha a sua lingua falada
leia e explore as possibilidades do programa
click em download e escolha o sistema operacional que possui em seu computador: Windons ou Linux.
previamente você deverá conter os seguintes programas: WinZip, Rar, Tar, etc ou qualquer descompactador de textos.
E o adobe acrobat reader
Não esqueça de enviar o relatório para a sua professora
Bom jogo e boa sorte!
quinta-feira, agosto 02, 2007
Apresentação de Trabalhos
As pesquisas podem ser elaboradas das mais variadas formas, assim como as suas apresentações.
O objetivo aqui é instruir, de uma forma bem genérica, aos alunos sobre a forma escrita.
Os livros podem ser obtidos na biblioteca de sua escola, municipal ou estadual, ou ainda em grandes instituições como a Biblioteca Nacional.
As páginas da internet podem ser acessadas através de sites de busca, como: OlheAqui, Google, UOL, MSN, Yahoo, Cadê, etc.
IPC: Importante prá caramba, é você não esquecer de anotar os seguintes dados:
Se a pesquisa for realizada em livros, revistas, jornais, tablóides, enciclopédias, etc. Anote o nome do livro, autores, editora, ano de edição, página, data em que foi publicado. Se uma pessoa na Tailândia ler o seu trabalho e quiser se aprofundar mais no assunto ou gostou do trecho escrito, ela certamente saberá de onde você retirou e irá procurar e encontrar certinho a sua fonte.
Se você está pesquisando por algum portal de busca, terá uma infinidade de escolhas. Depois que você escolher a página que mais se adequa a sua pesquisa, certamente terá que copiar o endereço que visitou e o dia. As vezes, por um motivo qualquer a página é retirada, e sua pesquisa fica sem credibilidade.
Para copiar o endereço é só selecionar na barra de endereços e clicar com o lado direito do mouse, abrirá uma barra de opções, click em copiar. Depois é só clicar novamente com o botão direito do mouse e clicar em colar no lugar desejado.
Aqui vale lembrar que os conteúdos foram divididos em disciplinas, como forma didática de aprendizado. Nenhuma disciplina é exata, todas se aprimoram com a evolução do homem. Por isso temos as reformas ortográficas, as novas técnicas e descobrimentos, as medidas provisórias de leis, etc. A verdade de hoje pode ser inexata amanhã. Haja visto, que vários homens no passado foram assassinados de alguma forma por que acreditavam que o Mundo era redondo, hoje vira uma piada.
1- Capa: No topo do papel coloca-se o nome da instiuição em que estuda, em baixo a disciplina. No meio o título do trabalho. Em baixo coloca-se a turma, o nome do(s) alunos(s), número. E lá no finalzinho a data.
2- Introdução: Aqui o aluno pode contar um pouco da história do tema, como surgiu, quando, com que finalidade, etc.
3- Desenvolvimento: é o trabalho resumido dos textos que o aluno consultou.
4- Conclusão: O aluno ou grupo pode apresentar uma conclusão do trabalho, abrir uma discussão sobre o assunto concordando, discordando e até sugerindo algo que possa contribuir para o avanço do progresso em qualquer área.
5- Bibliografia: aqui o aluno vai colocar todas as fontes de consulta da sua pesquisa.
Por exemplo:
Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto são os nomes dos autores, e você escreve da seguinte forma:
Peruzzo, Francisco Miragaia; Canto, Eduardo Leite do,<- no último nome coloca-se vírgula.
Logo após os nomes dos autores vem o nome do livro e vírgula e adiciona-se a editora, o volume, página e o ano de publicação, nesta ordem respectivamente.
Desta forma, sua fonte de pesquisa fica assim escrita:
Peruzzo, Francisco Miragaia; Canto, Eduardo leite do, Química na abordagem do cotidiano, editora Moderna, 2, 102-105, 2007.
Se a fonte de sua consulta for através de páginas da internet, a bibliografia fica parecida com a do livro, primeiro o nome dos autores, o nome da página visitada e no final escreve-se o endereço e quando foi acessado.
Por exemplo:
nome dos autores, nome do artigo. (<- aqui leva ponto)
Disponível em: www. see.governo.com.br. Acessado em 02/09/2005
Queridos alunos......
Se vocês se derem pelo menos ao trabalho de fazer uma formatação no trabalho, eu tenho certeza de que impressionaram os seus professores, melhorarão a apresentação e não perderam mais aqueles pontos cruciais para aumentar a nota.
O que é formatação?
Formatação é a forma com que você escreve o seu trabalho no computador ou em escrita cursiva na folha de papel almaço.
Como fazer no computador?
1. abrir um documento no word, power point, publish, open office writer, etc. O documento deve estar em branco.
2. selecionar o texto na página que você está pesquisando, o botão direito do mouse click em cima e peça para copiar na barra de menu que se abre.
3. no documento em branco que está aberto, click em editar ou com o botão direito do mouse e peça para colar.
4. se seu computador possui o sistema operacional Linux, no endereço à baixo, você encontra passo a passo como editar e formatar o seu texto no open office writer. Os passos seguintes serão descritos no word.
http://labdid.if.usp.br/~laboratorio/labdid/pdf/openoffice/OpenTexto.pdf
5. no documento do word click em arquivo e escolha a opção configurar página. Acerte as margens na medida que ache melhor, aumentando ou diminuindo. Em seguida configure o tipo de papel que está usando. A maioria dos documentos são editados em letter, mas a maioria das pessoas compram papel A4.
6. vá em editar e selecione todo o texto.
7. na barra de ferramentas click na opção de texto normal sem web. Em seguida escolha o tipo de letra (arial, times, etc.) e no tamanho da letra (10, 12,...)
8. alinhe o texto clicando em justificado, geralmente o texto vem todo pelo lado direito.
9. acerte o espaçamento entre linhas (1.0; 1.5; ...). Quando se quer economizar espaço usa-se 1.0, mas para textos bem elaborados utiliza-se 1.5 entre as linhas.
10. coloque os títulos e subtitítulos em negrito e o texto no modo normal. Use a sua imaginação e mude a cor do texto, coloque efeitos.
11. Os efeitos são obtidos na barra de menus, click em formatar, opte por fonte lá encontrará uma aba que diz efeitos de textos.
12. salve o seu trabalho. Vá na barra de menus e click em arquivo, opção salvar como. Abrirá uma caixa para que você possa escolher onde irá guardar o seu trabalho. Em meus documentos, crie uma pasta com seu nome, assim será fácil localizar o trabalho.
13. ainda no arquivo você pode optar para imprimir, configure a impressora para papel A4 e modo econômico, assim gasta-se pouca tinta, impressão perfeita e um trabalho bonito.
14. Tente, crie, invente........SEJA DIFERENTE.
quinta-feira, março 29, 2007
Definições Importantes
DEFINIÇÕES IMPORTANTES
Um átomo ou molécula no estado fundamental é o mesmo que dizer que está eletricamente neutro.
2- Número Atômico (Z)
É o conjjjunto de átomos que possuam a mesma quantidade de prótons.
3- Número de Massa (A)
É a quantidade de massa que o núcleo possui, como no núcleo encontramos as partículas prótons e nêutrons, então no estado fundamental A = p + n
A
4- Elemento Químico ( E )
Z
5- Molécula
É a associação de átomos de um mesmo elemento ou elementos diferentes
6- Fórmula Molecular
É a representação gráfica (escrita) através dos símbolos químicos de uma determinada molécula
7- Substância Simples
É a espécie química formada por um único elemento
8- Substância Composta
É a espécie química formada por dois ou mais elementos
9- Alotropia
É um fenômeno que ocorre na Natureza, onde um único elemento com atomicidades diferentes admitem diferentes formas geométricas na rede cristalina
10- Isótopos
São átomos de um mesmo elemento químico, que possuem o mesmo número atômico (Z), e diferentes números de massa (A)
11- Isóbaros
São átomos de elementos diferentes, que possuem número atômico (Z) diferentes e número de massas iguais (A)
12- Isótonos
São átomos de elementos diferentes que possuem o mesmo número de neutrons
quinta-feira, março 15, 2007
Relações Numéricas
Vários cientistas em 1962, num Congresso Internacional, decidiram que o átomo de referência ou padrão a ser utilizado para medir o peso de outros átomos seria o isótopo do carbono-12 ou 12C.
Estabeleceram a unidade de massa atômica [(u) ou (u.m.a.)] como unidade de medida padrão para medir a massa de átomos.
Essa unidade corresponde a 1/12 da massa do átomo de carbono-12.
Ex: Um saco de 10 Kg de açúcar, quer dizer que o seu peso é 10 vezes maior que a unidade padrão de 1 Kg.
Massa atômica de um átomo | Expressa quantas vezes a massa de um átomo é maior que 1/12 da massa do carbono -12.Ex: 35Cl é 35 vezes maior que 1/12 12C |
Massa atômica de um elemento ou Número de massa (A) | Corresponde a uma quantidade de partículas, obtida através da média ponderada dos isótopos dos átomos |
Massa molecular | Expressa quantas vezes a massa de uma molécula é maior que 1/12 da massa do carbono -12.Ex: H 2O = 18 u.m.a |
Massa molar | Quantidade de átomos de uma molécula. n = massa/massa molecular n = m/ MM dado em g/Mol |
Constante de Avogrado | 1 átm.g de H2 = 6,02x1023 1 mol.g de H2 = 6,02x1023 |
Volume molar | Volume ocupado por um mol de qualquer gás nas CNTP (0°C e 1atm) é igual a 22,4 L. |
Massa Atômica de um Átomo: É dada pela comparação da massa de um determinado átomo com 1/12 da massa do carbono-12 (
Ex: massa molecular da H2O = 2x1 + 1x16 = 18 u.m.a.
Massa molecular do NaCl = 1x23 + 1x35,5 = 58,5 u.n.a.
Massa de um íon: Corresponde a massa atômica do átomo ou a soma das massas atômicas dos átomos que constituem o íon, uma vez que os elétrons possuem massas desprezíveis.
Número de Avogrado: Os cientistas pesquisaram e definiram uma grandeza de peso para os átomos, conforme vimos acima, a unidade de massa atômica (u.m.a.). Mais tarde, os cientistas Lourenzo Romano Amadeo, Carlos Avogrado Di Quarequa e Di Carreto, perceberam que a quantidade de 1 u.m.a. que pesaria 1 grama, se repetia para qualquer entidade ou espécie química, chegando ao número de 6,022045x1023 .
É a quantidade de átomos ou moléculas existentes em 1 atg (átomo-grama) ou mol.g (mol-grama), de qualquer elemento ou substãncia química. Contém 6,02x1023 partículas elementares (átomos, moléculas, íons, elétrons, prótons, nêutrons, etc.)
1/12 12C = 1 u.m.a. = 6,02x1023 = 1 mol
Volume Molar: é o volume ocupado por um mol de qualquer gás nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão, 0°C e pressão de 1 atm), sendo o volume igual a 22,4 L. De acordo com as novas resoluções da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), o novo volume molar é de 22,71 L. No entanto, o valor de 22,4 L ainda continua sendo muito utilizado.