sexta-feira, agosto 17, 2007

CARBÓPOLIS

Carbópolis é um jogo lúdico que lida com a simulação de fatos e ocorrencias. O jogo trata de um dos maiores problemas que enfrentamos com a modernidade: a poluição ambiental. Foi idealizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o programa é interdisciplinar e tem como objetivos:

> satisfazer as intenções do professor e as características dos estudantes;
> possibilitar vários estilos e tipos de aprendizagem; e
> aproveitar as qualidades educativas que oferece o computador - em particular, a interatividade e o controle do usuário sobre o que se aprende e como se aprende.


Siga o link abaixo:

http://www.iq.ufrgs.br/aeq/carbop.htm

escolha a sua lingua falada

leia e explore as possibilidades do programa

click em download e escolha o sistema operacional que possui em seu computador: Windons ou Linux.

previamente você deverá conter os seguintes programas: WinZip, Rar, Tar, etc ou qualquer descompactador de textos.
E o adobe acrobat reader

Não esqueça de enviar o relatório para a sua professora

Bom jogo e boa sorte!

quinta-feira, agosto 02, 2007

Apresentação de Trabalhos

A apresentação de trabalhos de pesquisas, requisitadas pela maioria dos professores, é um recurso didático indispensável.

As pesquisas podem ser elaboradas das mais variadas formas, assim como as suas apresentações.


O objetivo aqui é instruir, de uma forma bem genérica, aos alunos sobre a forma escrita.


Onde Pesquisar?
O assunto a ser pesquisado pode ser encontrado em livros ou pela internet.


Os livros podem ser obtidos na biblioteca de sua escola, municipal ou estadual, ou ainda em grandes instituições como a Biblioteca Nacional.


As páginas da internet podem ser acessadas através de sites de busca, como: OlheAqui, Google, UOL, MSN, Yahoo, Cadê, etc.


IPC: Importante prá caramba, é você não esquecer de anotar os seguintes dados:


Se a pesquisa for realizada em livros, revistas, jornais, tablóides, enciclopédias, etc. Anote o nome do livro, autores, editora, ano de edição, página, data em que foi publicado. Se uma pessoa na Tailândia ler o seu trabalho e quiser se aprofundar mais no assunto ou gostou do trecho escrito, ela certamente saberá de onde você retirou e irá procurar e encontrar certinho a sua fonte.


Se você está pesquisando por algum portal de busca, terá uma infinidade de escolhas. Depois que você escolher a página que mais se adequa a sua pesquisa, certamente terá que copiar o endereço que visitou e o dia. As vezes, por um motivo qualquer a página é retirada, e sua pesquisa fica sem credibilidade.


Para copiar o endereço é só selecionar na barra de endereços e clicar com o lado direito do mouse, abrirá uma barra de opções, click em copiar. Depois é só clicar novamente com o botão direito do mouse e clicar em colar no lugar desejado.


Como Escrever a minha Pesquisa?
Alguns alunos acham que pesquisar o assunto é fazer uma cópia do livro ou da página consultada, isto é um erro, o assunto deve ser resumido. O professor ao requisitar um trabalho de pesquisa está didáticamente usando vários recursos. Promove o pensar e o repensar através da curiosidade, aumenta e expande o conhecimento, a educação e a cultura através da leitura, estimula o raciocínio através da síntese dos textos e a concordância ou discordância do assunto abordado pelos autores.


Aqui vale lembrar que os conteúdos foram divididos em disciplinas, como forma didática de aprendizado. Nenhuma disciplina é exata, todas se aprimoram com a evolução do homem. Por isso temos as reformas ortográficas, as novas técnicas e descobrimentos, as medidas provisórias de leis, etc. A verdade de hoje pode ser inexata amanhã. Haja visto, que vários homens no passado foram assassinados de alguma forma por que acreditavam que o Mundo era redondo, hoje vira uma piada.


Como organizar a apresentação do meu trabalho?
Existem diversas maneiras de se elaborar uma apresentação, desde um simples artigo num tablóide até um capítulo de um livro. No Brasil criou-se regras para escrever um trabalho através da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Em linhas gerais para uma simples apresentação de uma pesquisa escolar e você impressionar o seu professor, pode-se elaborar da seguinte maneira:



























1- Capa: No topo do papel coloca-se o nome da instiuição em que estuda, em baixo a disciplina. No meio o título do trabalho. Em baixo coloca-se a turma, o nome do(s) alunos(s), número. E lá no finalzinho a data.


2- Introdução: Aqui o aluno pode contar um pouco da história do tema, como surgiu, quando, com que finalidade, etc.



3- Desenvolvimento: é o trabalho resumido dos textos que o aluno consultou.



4- Conclusão: O aluno ou grupo pode apresentar uma conclusão do trabalho, abrir uma discussão sobre o assunto concordando, discordando e até sugerindo algo que possa contribuir para o avanço do progresso em qualquer área.



5- Bibliografia: aqui o aluno vai colocar todas as fontes de consulta da sua pesquisa.

De que maneira eu escrevo a bibliografia?
O último sobrenome do autor vem primeiro, depois o restante do nome. Coloca-se o nome dos autores separados por ponto e vírgula.
Por exemplo:
Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto são os nomes dos autores, e você escreve da seguinte forma:


Peruzzo, Francisco Miragaia; Canto, Eduardo Leite do,<- no último nome coloca-se vírgula.


Logo após os nomes dos autores vem o nome do livro e vírgula e adiciona-se a editora, o volume, página e o ano de publicação, nesta ordem respectivamente.


Desta forma, sua fonte de pesquisa fica assim escrita:


Peruzzo, Francisco Miragaia; Canto, Eduardo leite do, Química na abordagem do cotidiano, editora Moderna, 2, 102-105, 2007.



Se a fonte de sua consulta for através de páginas da internet, a bibliografia fica parecida com a do livro, primeiro o nome dos autores, o nome da página visitada e no final escreve-se o endereço e quando foi acessado.
Por exemplo:


nome dos autores, nome do artigo. (<- aqui leva ponto)
Disponível em: www. see.governo.com.br. Acessado em 02/09/2005


O Cúmulo da Preguiça!
É uma constante universal. Entra ano e sai ano a reclamação entre os professores é a mesma. Peço aos alunos para fazer pesquisa, e eles me vem com trabalhos impressos de qualquer maneira pela internet, em que nem se dão o trabalho de ler sobre o assunto.

Queridos alunos......
Se vocês se derem pelo menos ao trabalho de fazer uma formatação no trabalho, eu tenho certeza de que impressionaram os seus professores, melhorarão a apresentação e não perderam mais aqueles pontos cruciais para aumentar a nota.

O que é formatação?
Formatação é a forma com que você escreve o seu trabalho no computador ou em escrita cursiva na folha de papel almaço.

Como fazer no computador?
1. abrir um documento no word, power point, publish, open office writer, etc. O documento deve estar em branco.
2. selecionar o texto na página que você está pesquisando, o botão direito do mouse click em cima e peça para copiar na barra de menu que se abre.
3. no documento em branco que está aberto, click em editar ou com o botão direito do mouse e peça para colar.
4. se seu computador possui o sistema operacional Linux, no endereço à baixo, você encontra passo a passo como editar e formatar o seu texto no open office writer. Os passos seguintes serão descritos no word.
http://labdid.if.usp.br/~laboratorio/labdid/pdf/openoffice/OpenTexto.pdf

5. no documento do word click em arquivo e escolha a opção configurar página. Acerte as margens na medida que ache melhor, aumentando ou diminuindo. Em seguida configure o tipo de papel que está usando. A maioria dos documentos são editados em letter, mas a maioria das pessoas compram papel A4.
6. vá em editar e selecione todo o texto.
7. na barra de ferramentas click na opção de texto normal sem web. Em seguida escolha o tipo de letra (arial, times, etc.) e no tamanho da letra (10, 12,...)
8. alinhe o texto clicando em justificado, geralmente o texto vem todo pelo lado direito.
9. acerte o espaçamento entre linhas (1.0; 1.5; ...). Quando se quer economizar espaço usa-se 1.0, mas para textos bem elaborados utiliza-se 1.5 entre as linhas.
10. coloque os títulos e subtitítulos em negrito e o texto no modo normal. Use a sua imaginação e mude a cor do texto, coloque efeitos.
11. Os efeitos são obtidos na barra de menus, click em formatar, opte por fonte lá encontrará uma aba que diz efeitos de textos.
12. salve o seu trabalho. Vá na barra de menus e click em arquivo, opção salvar como. Abrirá uma caixa para que você possa escolher onde irá guardar o seu trabalho. Em meus documentos, crie uma pasta com seu nome, assim será fácil localizar o trabalho.
13. ainda no arquivo você pode optar para imprimir, configure a impressora para papel A4 e modo econômico, assim gasta-se pouca tinta, impressão perfeita e um trabalho bonito.
14. Tente, crie, invente........SEJA DIFERENTE.

quinta-feira, março 29, 2007

Definições Importantes





DEFINIÇÕES IMPORTANTES






1- Estado Fundamental
Um átomo ou molécula no estado fundamental é o mesmo que dizer que está eletricamente neutro.
Assim, p = e-

2- Número Atômico (Z)
É o conjjjunto de átomos que possuam a mesma quantidade de prótons.
No estado fundamental Z = p = e-

3- Número de Massa (A)
É a quantidade de massa que o núcleo possui, como no núcleo encontramos as partículas prótons e nêutrons, então no estado fundamental A = p + n
A
4- Elemento Químico ( E )
Z
É o conjunto de todos os átomos que possuam o mesmo número atômico, Z.

5- Molécula
É a associação de átomos de um mesmo elemento ou elementos diferentes

6- Fórmula Molecular
É a representação gráfica (escrita) através dos símbolos químicos de uma determinada molécula

7- Substância Simples
É a espécie química formada por um único elemento

8- Substância Composta
É a espécie química formada por dois ou mais elementos

9- Alotropia
É um fenômeno que ocorre na Natureza, onde um único elemento com atomicidades diferentes admitem diferentes formas geométricas na rede cristalina

10- Isótopos
São átomos de um mesmo elemento químico, que possuem o mesmo número atômico (Z), e diferentes números de massa (A)

11- Isóbaros
São átomos de elementos diferentes, que possuem número atômico (Z) diferentes e número de massas iguais (A)

12- Isótonos
São átomos de elementos diferentes que possuem o mesmo número de neutrons


quinta-feira, março 15, 2007

Relações Numéricas



Os átomos são partículas infinitesimais. Não se tem como não se tem como não se tem como não é possível isola-los numa balança para se conhecer o seu peso.
Vários cientistas em 1962, num Congresso Internacional, decidiram que o átomo de referência ou padrão a ser utilizado para medir o peso de outros átomos seria o isótopo do carbono-12 ou 12C.

Estabeleceram a unidade de massa atômica [(u) ou (u.m.a.)] como unidade de medida padrão para medir a massa de átomos.
Essa unidade corresponde a 1/12 da massa do átomo de carbono-12.
Ex: Um saco de 10 Kg de açúcar, quer dizer que o seu peso é 10 vezes maior que a unidade padrão de 1 Kg.
As relações numéricas de massa, mol, constante de Avogrado e volume molar estão resumidamente apresentadas na tabela abaixo:

Massa atômica de um átomo

Expressa quantas vezes a massa de um átomo é maior que 1/12 da massa do carbono-12.

Ex: 35Cl é 35 vezes maior que 1/12 12C

Massa atômica de um elemento

ou

Número de massa (A)

Corresponde a uma quantidade de partículas, obtida através da média ponderada dos isótopos dos átomos

Massa molecular

Expressa quantas vezes a massa de uma molécula é maior que 1/12 da massa do carbono-12.

Ex: H2O = 18 u.m.a

Massa molar

Quantidade de átomos de uma molécula.

n = massa/massa molecular

n = m/ MM dado em g/Mol

Constante de Avogrado

1 átm.g de H2 = 6,02x1023

1 mol.g de H2 = 6,02x1023

Volume molar

Volume ocupado por um mol de qualquer gás nas CNTP (0°C e 1atm) é igual a 22,4 L.



Conceitos

Massa Atômica de um Átomo: É dada pela comparação da massa de um determinado átomo com 1/12 da massa do carbono-12 (
que foi escolhido em 1962 como elemento padrão de massa atômica e é usado atualmente em todos os países.

Massa Atômica de um Elemento:
Um elemento químico é um conjunto de átomos de mesmo número atômico, ou seja, um conjunto de isótopos. Isso faz com que o conjunto de prótons desses átomos seja o mesmo, porém, o número de nêutrons pode variar, o que provoca número de massas diferentes. Assim sendo podemos definir como sendo a média ponderada das massas atômicas dos isótopos naturais desse elemnto. A quantidade de massa é representada pela unidade de massa atômica ou u.m.a.
Ex: O elemento boro (B) ocorre sob duas formas isotópicas na natureza:
5
B11 - 82% e 5B10 - 18%.
Qual a massa atômica deste elemento? [11x82 + 10x18]/100 = 10,82 u.m.a

Massa Molecular: É o número de vezes que a massa de uma molécula é maior que 1/12 do carbono-12. A molécula é um conjunto de átomos.
É dada em unidade de massa atômica (u.m.a.).
Ex: massa molecular da H2O = 2x1 + 1x16 = 18 u.m.a.
Massa molecular do NaCl = 1x23 + 1x35,5 = 58,5 u.n.a.

Massa de um íon: Corresponde a massa atômica do átomo ou a soma das massas atômicas dos átomos que constituem o íon, uma vez que os elétrons possuem massas desprezíveis.







Massa Molar: A massa molar é a massa expressa em gramas, de um mol (quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entiodades elementares quantos átomos existem em 12 g de carbono-12) da substância. Podemos utilizar a fórmula: n= m/MM, sendo que: n é o número de mols, m é a massa expressa em gramas e MM é a massa molecular.
Ex: H2O = 2x1 + 1x16 = 18 g/mol. Uma molécula de água pesa 18 gramas.

Número de Avogrado: Os cientistas pesquisaram e definiram uma grandeza de peso para os átomos, conforme vimos acima, a unidade de massa atômica (u.m.a.). Mais tarde, os cientistas Lourenzo Romano Amadeo, Carlos Avogrado Di Quarequa e Di Carreto, perceberam que a quantidade de 1 u.m.a. que pesaria 1 grama, se repetia para qualquer entidade ou espécie química, chegando ao número de 6,022045x1023 .
É a quantidade de átomos ou moléculas existentes em 1 atg (átomo-grama) ou mol.g (mol-grama), de qualquer elemento ou substãncia química. Contém 6,02x1023 partículas elementares (átomos, moléculas, íons, elétrons, prótons, nêutrons, etc.)
1/12 12C = 1 u.m.a. = 6,02x1023 = 1 mol

Volume Molar: é o volume ocupado por um mol de qualquer gás nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão, 0°C e pressão de 1 atm), sendo o volume igual a 22,4 L. De acordo com as novas resoluções da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), o novo volume molar é de 22,71 L. No entanto, o valor de 22,4 L ainda continua sendo muito utilizado.















sábado, outubro 07, 2006

Teorias Ácido-Base

As teorias ácido-base procuram explicar o comportamento de determinadas classes de substâncias, baseando-se em propriedades gerais que as agrupam numa mesma classe.
Os termos ácido, base ou "álcali" e sal são conhecidos desde a antiguidade. No entanto, as principais teorias foram desenvolvidas no século XX, e procuram definir o que seja um ácido e uma base e como reagem.
No século XVII já se conhecia a reação: ácido + base = sal.
A palavra ácido vem do latim, acidus, e significa azedo, ácido. Álcali em árabe, al qaliy, quer dizer cinzas vegetais. Do latim veio a palavra sal, salis, significando sal marinho. Base é um termo mais recente, introduzido por Duhamel em 1736.
A primeira teoria a ser considerada é a teoria de Arrhenius (1887), que surgiu como parte da Teoria da Dissociação Eletrolítica e que abrangeu um grande número de fatos conhecidos possibilitando o surgimento de várias linhas de pesquisa.
À medida que estes novos resultados foram se acumulando, a teoria foi se mostrando incapaz de explicar o comportamento de muitas substâncias, surgindo novas teorias: a Teoria dos Sistemas Solventes, a Teoria Protônica, desenvolvida principalmente por Bronsted e a Teoria Eletrônica de Lewis, como principais teorias abordadas no ensino médio. Em 1923, Lewis apresentou a primeira proposta de sua teoria ácido-base, como parte de sua teoria do par eletrônico, criada para explicar a ligação química, que apesar de mais geral não consegue, na época, cativar a maioria dos químicos. Isto só foi possível ao ser reapresentada novamente, pelo próprio Lewis em 1938.
Teoria Eletrolítica de Arrhenius

Apresentada em 1887 pelo químico sueco Svante Arrhenius, como parte de sua teoria da dissociação eletrolítica (é a dissolução de uma substância em água gerando partículas menores chamadas de íons). Segundo essa teoria:
Ácido- é toda substância que em água gera íons H+ ou H3O+, são chamados de hidrogênios ionizáveis.

Base- é toda substância que produz OH–. A neutralização seria a reação entre essas duas espécies iônicas, produzindo água:
SAL é toda substância resultante da reação entre um ácido e uma base, também denominada de reação de neutralização, que apresenta como produto água.


Teoria dos Sistemas Solventes

Esta teoria começou a ser desenvolvida em 1905 por E. C. Franklin, principalmente para a NH3 líquida (amônia), e depois por vários outros pesquisadores, por generalização da teoria de Arrhenius. Pode-se dizer que é uma obra coletiva. Considera que todo solvente sofre uma auto-ionização, gerando um cátion (ácido) e uma base (ânion): solvente -> cátion + ânion

Ácido- é tudo que faz aumentar a concentração do cátion característico do solvente

Base- é o que aumenta a concentração do ânion característico.

Sal- é o resultado da reação de neutralização, ou seja, é a formação do solvente a partir destes cátions e ânions característicos.

2 H2O -> H3O+ + OH-

2 NH3 -> NH4+ + NH2-

2 SO2 -> SO2+ + SO32-

2 POCl3 -> POCl2+ + POCl4-

Dezenas de solventes foram estudados, principalmente visando obter novas reações e novos compostos.

Teoria dos Pares Conjugados de Brönsted-Lowry

A real ciência está em constante evolução, o que é uma verdade absoluta hoje, pode não ser amanhã. Novas observações, novas constatações e novos experimentos permitem a evolução de teorias e conceitos.
Os conceitos formulados por Arrhenius não conseguiam justificar o comportamento de determinadas reações em soluções não aquosas. Surgiram então novos conceitos, baseados nas estruturas moleculares e eletrônicas das substâncias.
Observando que todos os ácidos de Arrhenius continham hidrogênios ionizáveis, J. N. Brönsted e T. M. Lowry propuseram, independentemente que:

Ácido - é toda espécie química capaz de ceder prótons. Próton é o nome que se dá as espécies H+ e H3O+, também chamados de hidrogênios ácidos

Base - é toda espécie química capaz de receber prótons.

Observando o comportamento da água acima, concluímos que ela possui um duplo comportamento. A água quando se liga com um ácido (HCl), ela possui um carater básico, e quando se liga com uma base (NH3), admite um comportamento ácido. Assi, não se pode afirmar que uma substância é ácido ou base, irá depender de com quem ela está se ligando.
Brönsted e Lowry formularam a seguinte teoria:

Ácidos- são substâncias que transferem prótons, veja por este lado: H2O = H—OH, o hidrogênio está ligado a hidroxila por uma ligação covalente, se quebrarmos esta ligação, obteremos:

Como a reação é a mesma, não importando de que lado o reagente está chamamos de reação de reversível, e a simbologia para representar esta reação é uma dupla seta com sentidos opostos


Bases- são substâncias que recebem prótons.

Sal-é a substância resultante da reação de neutralização, que seria uma transferência de prótons entre um ácido e uma base.

AH + B -> BH + A

HCl + NH3 -> NH4+ + Cl-

HAc + H2O -> H3O+ + Ac-

H3O+ + OH- -> 2 H2O

De acordo com esse conceito, a água (e muitas outras substâncias) poderá apresentar um comportamento ácido ou base, dependendo do outro reagente e que possuem um par conjugado. Um ácido possui uma base conjugada, e uma base possui um ácido conjugado, formando desta maneira o que os cientistas denominaram de pares conjugados. Lembremos ainda que não é necessária a presença de água para que uma substância seja ácido ou base.

HCl + H2O -> H3O+ + Cl- a água está recebendo um próton (H+), é uma base

NH3 + H2O -> NH4+ + OH- a água está doando um próton, é um ácido

Ácidos e bases conjugados
De acordo com esta observação, Brönsted e Lowry concluíram que a todo ácido corresponderia a uma base conjugada, e a toda base um ácido conjugado, oa quais designou de pares conjugados.



Teoria Eletrônica de Lewis
A teoria de Bronsted e Lowry limitava o conceito a substâncias capazes de dar ou aceitar prótons, e não conseguia ainda explicar o comportamento ácido-base de muitas espécies que, não contendo prótões na sua composição, ainda assim apresentam comportamento ácido.
Em 1923 Gilbert Newton Lewis mantendo a teoria ácido-base de Bronsted-Lowry apresentou uma nova ampliação dos conceitos, baseando-se em estruturas eletrônicas.


Ácido é toda e qualquer molécula química que aceita pares de elétrons

Base é toda e qualquer molécula química que doa de pares de elétrons

O conceito é aplicável para moléculas que possuam um par de elétrons disponível (caso de uma base) ou uma orbital vazio capaz de aceitar um par de elétrons (caso de um ácido) e estende o conceito de ácido e base para além das espécies capazes de dar ou receber prótons.

Resumidamente:Exemplos de reações de neutralização:
H+(aq) + OH-(aq) = H2O(l)

BF3 + KF = K+ + [BF4]-

PtCl4 + 2 KCl = 2 K+ + [PtCl6]2-

SO3 + K2O = 2 K+ + [SO4]2-

SiO2 + K2O = 2K+ + SiO42-

HCl + NH3 = [NH4]+ + Cl-

HAc + H2O = H3O+ + Ac-

SO2+ + SO32- = 2 SO2

CO2 + CaO = Ca2+ + CO32-

BF3 + :NH3 = H3N:BF3 considerada uma reação ácido-base, não englobada pela teorias anteriores. O produto formado pode ser também representado por H3N-> BF3 (a seta, muitas vezes utilizada, indica o sentido da doação do par eletrônico).


Pesquise mais sobre o assunto:


http://sbqensino.foco.fae.ufmg.br/uploads/540/historia.pdf#search=%22Teoria%20%C3%A1cido%20base%22

http://www.enaol.com/disciplinas/quimica/teoria_acidobase.htm

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422000000100023

www.unificado.com.br/quimica/prof_busato/funcoes_inorganicas.ppt

http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/aulas_quimica_inorganica.htm

http://www.inf.ufes.br/~neyval/Monitoramento_Qualidade_Ar/Revisao_de_quimica.pdf#search=%22fun%C3%A7%C3%B5es%20inorg%C3%A2nicas%22

http://www.sistemapoliedro.com.br/new/interna.aspx?Face=material_aula.htm

http://sbqensino.foco.fae.ufmg.br/uploads/333/conceito.pdf

Se você quer aprender a fazer alguns experimentos sobre ácidos e bases, click no site a baixo e vá para ácidos e bases:
http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/ensinofund.html

http://educar.sc.usp.br/quimapoio/repolho.html

http://educar.sc.usp.br/youcan/acid/acid.html

http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_07.asp

Faixa de pH do repolho roxo

http://www.sbq.org.br/ranteriores/23/resumos/0256/index.html

http://sbqensino.foco.fae.ufmg.br/uploads/321/exper1.pdf

Nos sites a baixo você conhecerá algumas aplicações:
http://www.rossetti.eti.br/principais-compostos-inorganicos.asp

http://pt.wikibooks.org/wiki/Aplica%C3%A7%C3%B5es_de_%C3%A1cidos,_bases,_sais_e_%C3%B3xidos

http://br.geocities.com/chemicalnet/bases.htm

Chuva Ácida

http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/ciencia/chuva.html

http://br.geocities.com/acideznachuva134/1.html




























quinta-feira, outubro 05, 2006

Termoquímica

Estuda a energia associada a uma transformação.

Os primeiros elementos alquímicos eram os quatro elementos naturais: terra, água, fogo e ar, a produção de energia sempre esteve em pauta para o homem, sempre foi uma busca constante. A partir do século XVIII surge a Termodinâmica.


A Termoquímica é a área da Termodinâmica que estuda a liberação ou absorção de calor em reações químicas ou em transformações de substâncias como dissolução, mudanças de estado físico,..


Um monstro chamado Caloria








A unidade de energia que o nosso corpo utiliza é a caloria (cal), cada célula do nosso corpo processa os alimentos e liberam energia, que utilizamos para as mais variadas atividades, como andar, pensar, praticar esportes,etc. Exercícios físicos, dietas alimentares balanceadas são constantemente recomendadas para se ter uma vida mais saudável. Você já percebeu os rótulos dos alimentos? Pesquise seus alimentos favoritos, constate se você tem uma dieta saudável ou não.

Qual a diferença entre DIET e LIGHT

Os alimentos do tipo Light possuem reduzido valor energético. Ex: 30% de redução em gordura ou carboidratos.

Diet são os alimentos com fins especiais. Ex: dietas com restrição de acúcares, proteínas ou gorduras.

Qual a importância das reações químicas para qualquer ser?
As reações químicas envolvem formação e quebra de ligações entre átomos.

Quando uma ligação química é formada se requer energia, e quando é quebrada, libera energia.

Essas reações ocorrem em qualquer organismo continuamente. é através das reações químicas que as estruturas corporais são formadas, e as suas funções executadas.
Ex: A estrutura do núcleo de uma célula do coração não é igual a de uma sélula vegetal, e suas funções são completamente diferentes.

Energia Natural
Considerada como um processo químico, a fotossíntese é a mais importante. Os compostos de carbono resultantes tornam-se aproveitáveis e constituem-se em fábricas de alimentos, inclusive para os animais.

Energia Fóssil
A energia à disposição do ser humano pela queima dos chamados combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo, é simplesmente a energia captada de eras mais antigas. É por essa razão que é chamada de energia fóssil.

Conceitos
Sistema: porção do universo cujas propriedades estão em estudo. Um sistema pode ser aberto ou fechado
Ambiente: parte do universo que envolve o sistema.
Fronteira: região que separa o sistema da vizinhança. Pode ser isolante ou não.


A energia interna de um sistema isolado é constante. Ex: panela de pressão

A energia total após a reação é igual à energia total antes da reação.

A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.
Os processos químicos ocorrem com troca de energia entre o sistema e o ambiente que o circunda.

Calor e Temperatura
São dois conceitos diferentes. Calor é a energia que se transfere entre dois corpos com diferentes temperaturas. Temperatura é uma grandeza do calor. você não tira a temperatura corporal, verifica. Se tirar a temperatura do seu corpo, morre.

A medida de calor é a caloria (cal). No Sistema Internacional (S.I.), o joule (J) é a unidade de energia. Determina-se experimentalmente que a equivalência entre caloria e joule é:
1 cal = 4,18 J
1 Kcal = 1000 cal
1 KJ = 1000 J

Entalpia (H)
É a quantidade de energia de um sistema em forma de calor absorvido ou liberado por uma reação, à pressão constante.

Reação Química
Uma reação química possui reagentes e produtos. Tudo que vem antes da seta se chama reagentes, e tudo que vem depois da seta se designa de produtos.
Para que uma reação ocorra, se faz necessário que os reagentes entrem em contado. Dependendo do tipo de reação ela pode necessitar de energia para que ocorra.

Por exemplo, a fotossíntese para que ocorra, necessita de energia solar, desta maneira, o gás carbônico e o vapor d’água podem formar moléculas de glicose.

Outras tipos de reação podem liberar uma grande quantidade de energia, por exemplo: a bomba atômica.

Classificação das Reações
1– Reação Exotérmica:
é aquela que libera calor para o ambiente e sua entalpia diminui. A variação da entalpia será negativa (Δ H <0), em decorrência da saída de energia no sistema, para que ocorra a reação. Pode ser representada de diversas formas:
A + B + calor → AB
A + B → AB Δ H= - x calor
A + B - calor → AB

2– Reação Endotérmica: é aquela que absorve calor do ambiente e sua entalpia aumenta. A variação da entalpia será positiva (Δ H > 0), em decorrência da entrada de energia no sistema, para que a reação ocorra. Pode ser representada de diversas formas:
A + B → AB - calor
A + B → AB Δ H= + x calor
A + B + calor → AB

Variação da Entalpia (Δ H)
A variação da entalpia de um sistema informa a quantidade de calor trocado por esse sistema, à pressão constante. A variação é sempre medida pela fórmula:

Δ H = Hfinal - H inicial ou Δ H = Hproduto - Hreagente

Equação Termoquímica
É a equação química à qual acrescentamos a entalpia da reação e na qual mencionamos todos os fatores que possam influir no valor dessa entalpia. Os valores de Δ H variam quando um mais fatores se alteram, como: estado alotrópico, temperatura, pressão e estado físico.
Exemplo:
Cgrafite + 2 H2 (g) → CH4 (g) Δ H = - 74,4 KJ/mol (25°C, 100KPa)

Lei de Hess
Δ H = Hproduto - Hreagente
A variação da entalpia (quantidade de calor absorvido ou liberado) em uma reação química depende apenas dos estados inicial e final da reação.

Consequências da Lei de Hess
1– As equações termoquímicas podem ser somadas como se fossem equações matemáticas.
2– Invertendo uma equação termoquímica, devemos trocar o sinal de ΔH
3– Multiplicando (ou dividindo) uma equação termoquímica por um número diferente de zero de Δ H será sempre multiplicado (ou dividido) por esse número.


Exercício
Utilize os seguintes valores de Δ H :
H2 (g) + F2(g) → 2 HF (g) Δ H = -546 KJ/mol
C (grafite) + F2(g) → 2 CF4 (g) Δ H = -680 KJ/mol
2 C (grafite) + 2 H2(g) → C2H4 (g) Δ H = +52 KJ/mol
Para determinar a variação de entalpia do processo:
C2H4 (g) + 6 F2 (g) → 2 CF4 (g) + 4 HF(g)


Para saber mais sobre Cinética e Termoquímica

Sardella, Antônio. Química, editora Ática, pag. 178-209, 2004

Bianchi, José Carlos de Azambuja; Albrecht, Carlos Henrique; Maia, Daltamir Justino, Universo da Química-Ensino Médio, Editora FTD S.A., 374-403, 2007

Feltre, Ricardo, Química, editora Moderna, (2), 95-129, 2007

Peruzzo, Francisco Miragaia; Canto, Eduardo Leite, Química na abordagem do cotidiano, (2), 147- 171, 2007

o oxigênio ajuda a queimar as calorias

segunda-feira, julho 10, 2006



A PEDRA FILOSOFAL DE HARRY POTTER
V.I.T.R.I.O.L.

Harry Potter e a Pedra Filosofal é a adaptação cinematográfica do primeiro livro da série Harry Potter, escrita por J.K. Rowling. Harry Potter é, aparentemente, um garoto comum que mora num armário, embaixo da escada, na casa de seus tios. Tudo muda quando recebe uma misteriosa carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e descobre que é um bruxo.

E A PEDRA FILOSOFAL?
A pedra filosofal e obtenção do milagroso elixir da vida resultaria na cura de todos os males humanos, tanto os orgânicos como os de caráter material.
A transmutação dos metais no metal imperecível e puro - o ouro - e a obtenção do elixir para curar o maior dos males (a morte), constituiriam a realização máxima da alquimia, sua Grande Obra.

A REAL OBRA ALQUIMISTA
Formada pelas iniciais de uma célebre fórmula iniciática que sintetizava a doutrina alquimista, a palavra V.I.T.R.I.O.L
“VITRIOL” é a abreviatura de palavras de uma frase em latim: “Visita Interiorem Terrae, Rectificandoque, Invenies Occultum Lapidem”. Ao pé da letra isto significa: “visita o interior da terra e, retificando-te, encontrarás a pedra oculta”.
V.I.T.R.I.O.L. é o símbolo universal da constante busca do homem para melhorar a si mesmo e à sociedade.

E O QUE ISTO TEM A VER COM A QUÍMICA?
O vitriol é o nome que os alquimistas deram ao ácido sulfúrico, e considerada uma das mais importantes substâncias alquímicas, considerada como a PEDRA FILOSOFAL.
O ÁCIDO SULFÚRICO, é capaz de reagir com a maioria dos metais, exceto o ouro, que era o alvo alquimista
Não se tem certeza de quem descobriu o ácido sulfúrico. Em alguns textos menciona-se o alquimista medieval de origem árabe Jabir ibn Hayyan (Geber), e em outros ao médico e alquimista persa do século IX ibn Zakariya al-Razi (Al-Razi)
O método de obtenção do ácido sulfúrico popularizou-se pela Europa através das traduções dos tratados e livros islâmicos por parte dos alquimistas europeus, como por exemplo o alemão Albertus Magnus (século XIII). Por esta razão, o ácido sulfúrico era conhecido pelos alquimistas europeus com o nome de óleo de vitriol, espírito de vitriol, entre outros nomes.
O ácido sulfúrico é um dos constituintes da chuva ácida. Ela se forma pela oxidação atmosférica de água e dióxido de enxofre, este último sendo o principal produto da queima de combustíveis ricos em enxofre como o carvão mineral e o petróleo.
O principal componente na atmosfera quente do planeta Vênus é o ácido sulfúrico; é por isso que a exploração desse planeta com espaçonaves é difícil.

ALQUIMIANDO O VITRIOL
“visita o interior da terra e, retificando-te, encontrarás a pedra oculta”.
O que é um conhecimento verdadeiro?
Onde está a verdade?
È importante perceber que em cada época a construção do conhecimento pelas sociedades foram se estabelecendo de forma cumulativa e transformadora ao longo das eras.
Os seres humanos constroem seu "modus vivendi" (modo de viver) e produzem a cultura de seu tempo, para compreender e explicar os fenômenos naturais ou não que ocorrem no seu habitat, descobrindo sempre, novas pedras filosofais.

domingo, julho 09, 2006

" A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica" "A curiosidade é mais importante que o conhecimento."
Albert Einstein